Restituição

Imprimir

 

 I Sm  30 : 1 – 20.

Ziclague é saqueada pelos amalequitas
1 Sucedeu, pois, que, chegando Davi e os seus homens, ao terceiro dia, a Ziclague, já os amalequitas tinham dado com ímpeto contra o Sul e Ziclague e a esta, ferido e queimado;
 2 tinham levado cativas as mulheres que lá se achavam, porém a ninguém mataram, nem pequenos nem grandes; tão-somente os levaram consigo e foram seu caminho.
3 Davi e os seus homens vieram à cidade, e ei-la queimada, e suas mulheres, seus filhos e suas filhas eram levados cativos.
4 Então, Davi e o povo que se achava com ele ergueram a voz e choraram, até não terem mais forças para chorar.
5 Também as duas mulheres de Davi foram levadas cativas: Ainoã, a jezreelita, e Abigail, a viúva de Nabal, o carmelita.
 6 Davi muito se angustiou, pois o povo falava de apedrejá-lo, porque todos estavam em amargura, cada um por causa de seus filhos e de suas filhas; porém Davi se reanimou no Senhor, seu Deus.7 Disse Davi a Abiatar, o sacerdote, filho de Aimeleque: Traze-me aqui a estola sacerdotal. E Abiatar a trouxe a Davi. 8 Então, consultou Davi ao Senhor, dizendo: Perseguirei eu o bando? Alcançá-lo-ei? Respondeu-lhe o Senhor: Persegue-o, porque, de fato, o alcançarás e tudo libertarás. 9 Partiu, pois, Davi, ele e os seiscentos homens que com ele se achavam, e chegaram ao ribeiro de Besor, onde os retardatários ficaram.10 Davi, porém, e quatrocentos homens continuaram a perseguição, pois que duzentos ficaram atrás, por não poderem, de cansados que estavam, passar o ribeiro de Besor.11 Acharam no campo um homem egípcio e o trouxeram a Davi; deram-lhe pão, e comeu, e deram-lhe a beber água.12 Deram-lhe também um pedaço de pasta de figos secos e dois cachos de passas, e comeu; recobrou, então, o alento, pois havia três dias e três noites que não comia pão, nem bebia água.13 Então, lhe perguntou Davi: De quem és tu e de onde vens? Respondeu o moço egípcio: Sou servo de um amalequita, e meu senhor me deixou aqui, porque adoeci há três dias.14 Nós demos com ímpeto contra o lado sul dos queretitas, contra o território de Judá e contra o lado sul de Calebe e pusemos fogo em Ziclague.15 Disse-lhe Davi: Poderias, descendo, guiar-me a esse bando? Respondeu-lhe: Jura-me, por Deus, que me não matarás, nem me entregarás nas mãos de meu senhor, e descerei e te guiarei a esse bando.16 E, descendo, o guiou. Eis que estavam espalhados sobre toda a região, comendo, bebendo e fazendo festa por todo aquele grande despojo que tomaram da terra dos filisteus e da terra de Judá.17 Feriu-os Davi, desde o crepúsculo vespertino até à tarde do dia seguinte, e nenhum deles escapou, senão só quatrocentos moços que, montados em camelos, fugiram.18 Assim, Davi salvou tudo quanto haviam tomado os amalequitas; também salvou as suas duas mulheres.19 Não lhes faltou coisa alguma, nem pequena nem grande, nem os filhos, nem as filhas, nem o despojo, nada do que lhes haviam tomado: tudo Davi tornou a trazer.20 Também tomou Davi todas as ovelhas e o gado, e o levaram diante de Davi e diziam: Este é o despojo de Davi.

O maior projeto estabelecido por Deus para a Terra chama-se família. E vimos no texto que o inimigo atingiu a família de Davi e dos seus discípulos. E nós sabemos que a maioria das famílias passam por muitas lutas, pois o alvo maior do adversário é desestruturar o casamento.
Se satanás destruir o casamento ele consegue destruir a família, pois  o único caminho para se constituir uma família é o casamento e vice-versa. É aí que precisamos ter a consciência, de que para os relacionamentos serem seguros, é preciso começar no Reino do Espírito.
Nós sabemos que todas as culturas no mundo celebram o casamento, que não é  algo somente humano, é espiritual, e as suas conquistas tem que começar no reino do espírito.

Nós cristãos, os eleitos de Deus, sabemos quem é o nosso inimigo, por isso nos fortalecemos sempre no Senhor.

• Então, a sua família é o alvo da sua proteção, porque a estrutura de qualquer pessoa é a sua família alicerçada no Senhor.
• A unção do Espírito Santo é palpável e temos que experimentar o cumprimento das promessas de Deus.
• O nosso socorro vem do Senhor.

Davi quando foi atacado pelos amalequitas buscou socorro no Senhor, com oração, choro e muito clamor.
Vs 4 Então, Davi e o povo que se achava com ele ergueram a voz e choraram, até não terem mais forças para chorar.

• Nós cristãos temos que ser fortalecidos na oração e jejum,  em busca de comunhão com Deus, pois só nele é que seremos renovados.
• Vimos que Davi era um discipulador, um Líder daquele povo, e tinha também a convicção que sua luta era a mesma que seus discípulos estavam passando.
• E ele também tinha sido ferido familiarmente, pois tinha perdido a sua família, mas ele fez a diferença.
• Ele buscou o Senhor e se renovou para lutar por sua família e de seus descendentes.
• Então amados, não devemos ficar lamentando, murmurando, mas sim buscar estratégias.
• Todo discipulador que tem intimidade com Deus sabe que o seu aliado é o próprio Deus.

Vs 6 Davi muito se angustiou, pois o povo falava de apedrejá-lo, porque todos estavam em amargura, cada um por causa de seus filhos e de suas filhas; porém Davi se reanimou no Senhor, seu Deus.
• Vemos que o emocional de Davi era dominado pelo Espírito Santo. Assim como o nosso emocional precisa ser dominado pelo Espírito Santo.
• Deus o tinha ensinado como chamar a sua atenção.
• NA Bíblia nós não temos relatos de murmurações de Davi, pois ele era uma pessoa de aliança, de transmitir paz aos seus discípulos.
• E a posição de Davi em relação a Deus, sempre foi de confiança, segurança, convicto que Deus renovaria suas forças sem jamais decepcioná-lo.

Esse texto nos faz aprender a amar a Deus, como os mandamentos que Jesus nos deixou e nos manda cumprir.


Dt 6:5.
5 Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.

• Então vimos que Davi tinha a responsabilidade com a sua família, e com as famílias de seus discípulos.
• E quando o líder tem a consciência de que o seu amor por Deus influencia o relacionamento com as outras pessoas da família física e espiritual, ele acaba fazendo a diferença no Reino de Deus.
• Então, o amor e o temor que você tem pelo Senhor, trarão ou não o sucesso em todas as outras áreas de sua vida.

Nada pode tomar o lugar deste amor, porque é preciso se entregar de todo o coração, alma e força como diz na bíblia.
Viver a plenitude desse amor fala de entrega, de renúncia a todos os impulsos da nossa carne.
Quem ama verdadeiramente é fiel.
É necessário obedecer para viver em prosperidade.
O seu chamado é respaldo pela obediência ao Senhor, que irá te capacitar.

Entregar-se por inteiro a Deus, representa renunciar os seus desejos e os seus sonhos, para receber os desejos e os sonhos do coração de Deus. E as suas atitudes com Deus, te levarão naturalmente a uma posição de ser um homem segundo o coração de Deus.

Como crentes precisamos fazer perguntas para Deus, esperar e confiar nas respostas.
* Vamos ver aqui no vs 8 que Davi fez isso.
8 Então, consultou Davi ao Senhor, dizendo: Perseguirei eu o bando? Alcançá-lo-ei? Respondeu-lhe o Senhor: Persegue-o, porque, de fato, o alcançarás e tudo libertarás.

• Não existem fórmulas para prosperarmos naquilo que fazemos, mas existe uma maneira de agradar a Deus, que é a nossa fé.
• Então, o equilíbrio no casamento está na segurança de uma posição diante de Deus.
• Porém em tudo que fizermos devemos nos organizar e nos empenhar com todas as nossas forças.
• Temos que nos envolver e crer que somos as pessoas certas escolhidas por Deus.

• Todo casamento requer muito investimento, e isso envolve comunicação, e muito diálogo.
• E você notará que através do diálogo iremos conhecer melhor o nosso companheiro e os nossos filhos.
• Coloque uma coisa em sua cabeça de que todo o tempo que você tiver para a sua família, não é tempo gasto, é investimento;
• Os pequenos detalhes constroem os grandes alicerces.
• Seja boca de Deus e declare todos os dias: eu e a minha casa serviremos ao Senhor.

• Existem momentos na família em que o casal deve tomar uma atitude contra Satanás.
• Como Tiago diz: resisti ao diabo e ele fugirá de vós. De que maneira? Com atitudes de não deixar sair da boca palavras que no Reino do espírito atraiam grande repercussão contrária à vida do casal.
• Nunca perca de vista o seu alvo!
• É hora de nos levantarmos na unção de Deus, cheios da autoridade da Palavra de Deus e fazermos do nosso dia a dia, um viver constante glorificando o Senhor Jesus, e honrando-0.
• O nosso trabalho, a nossa casa é o lugar onde Deus te levantou para lutar pelas vidas, que estão indo para o inferno.
• Lembre-se, Deus tem vida, e vida em abundância para o seu casamento, para a sua família e também no seu trabalho.

A Bíblia nos ensina que Davi na orientação de Deus perseguiu o inimigo até vencê-lo sendo restituído em tudo o que lhe pertencia.
10 Davi, porém, e quatrocentos homens continuaram a perseguição...

Deus colocou até um orientador no caminho de Davi, para conduzi-lo até o inimigo. E desbaratando o inimigo, não lhes faltou nada.
19 Não lhes faltou coisa alguma, nem pequena nem grande, nem os filhos, nem as filhas, nem o despojo, nada do que lhes haviam tomado: tudo Davi tornou a trazer.
20 Também tomou Davi todas as ovelhas e o gado, e o levaram diante de Davi e diziam: Este é o despojo de Davi.
Davi foi honrado. Vimos pelo texto que a capacitação vinda do Senhor é suficiente para que hoje comece uma nova história de bênçãos na sua vida familiar e no seu discipulado.

Decida hoje em oração fazer o melhor para Deus!

Peça a Deus nesse momento a restituição através da confiança que você tem Nele.
Davi tinha a convicção em quem ele confiava, no Deus que ele servia.
Peça a Deus que Ele venha te envolver com o Espírito Santo.
Agrade a Deus com sua fé.
Que seja as tuas emoções a partir de hoje conduzidas por Jesus!
Que Deus o Abençoe!

Pr. Liberato Cruz.